Gestão de Resíduos Sólidos

Gestão de Resíduos

gestão de resíduos é o processo de colher, transportar, tratar e descartar resíduos de forma segura e sustentável. Isso inclui ações como separação e reciclagem de materiais, compostagem, tratamento de resíduos perigosos, disposição adequada em aterros sanitários e conscientização da população sobre a importância desse processo para o meio ambiente e a saúde pública.

Muita gente não tem informações sobre sua importância, mas a gestão de resíduos é fundamental para minimizar os negativos da geração de resíduos no meio ambiente e na sociedade, além de promover a economia circular, que valoriza a redução, reutilização e reciclagem de materiais.

Resíduos sólidos: são aqueles que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções, técnica e economicamente, inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

Objetivo da Gestão de Resíduos.

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e destinação ambientalmente adequados para minimizar os impactos negativos no meio ambiente.

Etapas Do Gerenciamento de Solidas

  • Segregação.
  • Acondicionamento.
  • Identificação.
  • Transporte Interno.
  • Armazenamento Temporário
  • Tratamento
  • Armazenamento Externo
  • Coleta e Transporte Externos.

Finalização dos Resíduos sólidos

A destinação de resíduos sólidos inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos ambientais.Para tanto, devem ser observados as normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, além de minimizar os impactos ambientais.

Vantagens e Desvantagens:

Entre as vantagens está o destino seguro dos resíduos, o reaproveitamento dos mesmos e consequentemente a diminuição da carga dos aterros sanitários. Contudo, as desvantagens desse processo incluem a emissão de partículas poluentes e a volatilização de metais pesados.

O que se pode fazer para melhorar?

  • Gestão de resíduos deve se exigir mais gerenciamento. …
  • Mapear resíduos reduz custos no processo produtivo. …
  • Fazer Armazenamento correto para evitar prejuízos. …
  • Como fazer a coleta e transporte adequados. …
  • Tecnologia pode ajudar na gestão de resíduos

Procurar adquirir e usar produtos recicláveis e também os fabricados com materiais resistentes e duráveis. Não usar produtos descartáveis como sacolas plásticas, copos, pratos, talheres e canudos de plástico. Evitar o excesso de embalagens. Conservar, consertar e reformar as coisas ao invés de substituí-las por outras

Picture of Jorge Tomala

Jorge Tomala

Especialista em saneamento basico geral

Compartilhar nas redes sociais:

Comente aqui o que achou: