O esgoto doméstico e o Industrial é composto por toda a água e resíduos que ela carrega pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Ou seja, pode-se dizer que é todo o lixo que produzimos utilizando a água, que desce por todas as pias e vasos sanitários, além do chuveiro e ralos espalhados pela casa. A água da chuva que corre pelas calçadas e sarjetas também se misturam nas redes de esgoto.
O esgoto é formado, basicamente, de 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários, os quais são liberados junto com os dejetos humanos. Mesmo assim, a decomposição do esgoto é um processo que demanda vários dias e, portanto, um processo relativamente caro
Como saber se a fossa está entupida?
Se a sua fossa já estiver cheia ou prestes a vazar, ela pode exalar um odor desagradável que poderá ser sentido ao entorno dela, em alguns casos o odor flutua como brisa, levando o mau cheiro para dentro de casa ou estabelecimento comercial
Porque fazer o desentupimento de Esgoto?
A coleta e tratamento de esgoto evita a contaminação e transmissão de doenças e a poluição de córregos, rios e mares. Esse sistema preserva os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água.
Dentro dos imóveis, a água pós-utilização passa por encanamentos e vai até as redes coletoras, que se localizam nas ruas. Esse esgoto chega em grandes tubulações que fazem o transporte até a estação que fará o tratamento para retirada de poluentes, devolvendo a água até os cursos.
O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.
Quais as principais causas de entupimento de esgoto?
Jogar restos de alimento na tubulação
Você costuma limpar os restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los? Essa simples ação já ajuda a evitar que a rede de esgoto fique entupida. Quando os restos de comida não são descartados corretamente, eles se acumulam e até se incrustam na tubulação.
Mesmo fazendo uma limpeza inicial, restos de alimentos podem cair no ralo. Por isso, é importante colocar protetores que vão conter esses resíduos. Um simples ralinho de pia já resolve o problema. Mas atenção: o uso de trituradores de alimentos não é indicado, pois eles permitem a sua passagem, mesmo que com tamanho menor, o que pode agravar o problema.
Descartar objetos no vaso sanitário.
Algumas pessoas ainda têm o hábito de descartar objetos, como papel higiênico, absorventes menstruais, fraldas, fio dental e até preservativos no vaso sanitário. O encanamento das residências não é preparado para receber esse tipo de material, o que pode causar sérios problemas.
O lugar de todos esse itens — inclusive do papel higiênico, que também não deve ser descartado no vaso sanitário — é no lixinho do banheiro. As tubulações de esgoto no Brasil não são projetadas para receber itens sólidos e todos esse itens contribuem para o entupimento e até o rompimento delas. Por isso, fique atento ao descarte correto desses materiais.
Descartar óleo na pia
O óleo é uma substância que não se dissolve na água, eum litro dele pode contaminar 20 mil litros de água, além dosolo. Só essa informação já seria suficiente para que a população não o jogasse tubulação abaixo, mas não é isso que acontece.
Além disso, o óleo, ao se resfriar, endurece e se acumula nas paredes dos encanamentos, bloqueando o fluxo de água e causando refluxo do esgoto. Por isso, faça o descarte do óleo corretamente, levando-o aos postos de coleta da sua cidade. Esse resíduo pode ser reciclado e utilizado na fabricação de outros produtos, como o biodiesel.
Deixar a sujeira acumulada no sifão
O sifão é uma peça que fica embaixo da sua pia. Ele conecta o ralo à tubulação e seu formato em “S” impede o retorno dos gases que causam maus odores. O acúmulo de restos de alimentos e outros resíduos pode fazer com que o sifão não deixe o esgoto fluir. Por isso, para que ele funcione corretamente, é preciso ficar atento e fazer manutenções periódicas.
A limpeza do sifão pode ser feita utilizando uma mistura de 5 litros de água fervida com detergente, que deve ser despejado no ralo. Após o procedimento, é necessário esperar um tempo antes de utilizar água fria, a fim de evitar choque térmico na tubulação.
Deixar os fios de cabelo descerem pelo ralo
Essa é uma das principais causas de entupimento do encanamento do banheiro. Durante o banho ou fazendo a barba, é comum que os fios de cabelo caiam e desçam pelo ralo. Nosso pelo não é solúvel em água e, quando acumulados, formam uma rede forte, difícil de ser arrebentada, que retém outros itens descartados incorretamente, como os que já mencionamos anteriormente. Essa massa de cabelo e lixo pode facilmente obstruir a tubulação e causar diversos transtornos.
Por isso, é importante que, ao final do banho, você retire o cabelo que ficou enroscado no ralo e jogue-o no lixo. E se o seu ralo for muito aberto, investir em um ralinho para o banheiro. O mesmo vale para homens que fazem a barba na pia. O ideal é fazer a barba de forma que os pelos não caiam no ralo e não limpar seu barbeador no local.
Utilizar produtos químicos de forma inadequada
Para não chamar uma empresa especializada, algumas pessoas utilizam soda cáustica ou outro produto químico para desentupir a tubulação. O problema é que a maioria desses produtos têm um efeito apenas paliativo.
Eles dissolvem a gordura e digerem alguns materiais orgânicos, mas se não houver uma mudança de hábitos, o problema vai retornar. Além disso, dependendo da concentração dessa substância, você pode causar danos graves na sua tubulação
Quem é o responsável por fazer o desentupimento do esgoto?
Se você está com o esgoto entupido e não sabe o que fazer para solucionar o problema, é preciso primeiro descobrir se a situação ocorre dentro ou fora de casa.
A empresa responsável pelo saneamento básico, especificamente pelo serviço de esgoto da sua cidade, deve ser chamadas para desentupir caso o problema esteja acontecendo nas vias públicas, Não faça por si só.
Porém, se o esgoto estiver entupido dentro do seu imóvel, é preciso chamar empresas ou profissionais especializados para realizar esse serviço. Como já mencionado, algumas substâncias podem ser utilizadas para isso, mas se você não souber como manipulá-las corretamente, elas passam a ser um perigo para você e sua tubulação.
Como vimos, a melhor solução para esgoto entupido é a prevenção por meio da mudança de hábitos. Lembre-se de que quando utilizamos as instalações das nossas casas corretamente, elas ficaram bem conservadas por muitos anos e transportam a água usada nos banhos, descargas e pias até a estação de tratamento de esgoto sem qualquer interferência.